Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

Golfe no Norte



Total de visitas: 5485
Clubes de Golfe

Oporto Golf Club

O Oporto Golf Club é o mais antigo clube de golfe de Portugal, inaugurado em 1890, tendo sido seu primeiro presidente Charles Neville Skeffington.

O campo de golfe é um par 71, com um total de 5668 metros, começando num par 4 contra o vento dominante - a célebre nortada - o que o torna bastante difícil. O approach para o green, estreito e de dois níveis, faz com que este primeiro buraco seja um excelente teste para qualquer jogador. Embora os buracos 4 e 11 sejam os de grau de dificuldade superior, reputamos o par 4 número 7 e o par 3 número 14 como o que de melhor se pode desenhar em termos de golfe. Os par 5, tanto o 9 como 18, oferecem normalmente boas condições para birdies, o que não deixa de ser agradável em termos de finais de competição.



Com um ambiente soberbo, só possível entre as pessoas tradicionalmente hospitaleiras do norte do país, o Oporto oferece a nível de serviços de Clubhouse excelentes condições, com um restaurante que é um dos lugares favoritos dos seus associados. A famosa Semana de Golfe de Espinho, durante a qual são jogadas as famosas Taças Skeffington, Kendall e Dockery, é um ex-libris do golfe nacional.

Quinta do Fojo

A Quinta do Fojo com a sua Casa Senhorial foi fundada em 1714 por William Neville, general inglês descendente em linha directa de Ralph Neville, avô e bisavô de reis de Inglaterra.

O Golfe da Quinta do Fojo, inaugurado em Julho de 1997, foi concebido a pensar nas dificuldades que o jogador de golfe tem em conciliar a prática regular do seu desporto com a vida na grande cidade. Permite também a iniciação de novos golfistas, num ambiente adequado à aprendizagem e com a presença permanente de professores.



Dispõe de um campo de golfe com buracos de dificuldade variável, permitindo percursos de 6, de 12 e de 18 buracos, consoante a disponibilidade de tempo do jogador.
Uma Academia com driving range - iluminado e com saídas cobertas - putting green, pitching green, e bunkers de prática.

A localização da Quinta do Fojo é, sem dúvida, privilegiada: situada nas margens da auto-estrada Porto-Lisboa, junto à da Ponte da Arrábida, encontra-se a breves minutos da Boavista e insere-se naquele que é o mais moderno eixo de desenvolvimento urbano, comercial, hoteleiro e universitário da área metropolitana do Porto. Em seu redor encontra-se a maior concentração de hotéis e de shopping centres da cidade.

Miramar Golf Club

O Clube de Golf de Miramar nasceu em 1934 quando Frank Gordon fez o primeiro desenho do campo e Richard Yeatmann facultou os terrenos.

Mais tarde cedeu a casa que é hoje a sede deste clube. A primeira sede foi contudo na Gândara e tratava-se de um grupo de Miramar que passava aqui as férias. Um pouco como hoje.



Situado na costa norte do país, o golfe de Miramar é um dos mais antigos percursos portugueses. Ao longo dos seus fairways, o golfista descobrirá maravilhosas vistas panorâmicas sobre o oceano Atlântico e algumas praias, estando mesmo alguns dos tees situados nas dunas.


Amarante Golfe

O campo de golfe situado na Quinta da Deveza, perto de Amarante, terra de ricas tradições, beneficia de magnificas paisagens oferecidas pelo Rio Tamega e a Serra do Marão.
O campo localiza-se a uma altitude de cerca de 600 metros, sendo um verdadeiro campo de montanha. Possui lagos em quatro buracos e encontra-se implantado em cerca de 40 hectares.



O campo tem 7 buracos de par 3 e três de par 5.
Os buracos de par 5, são o 1, o 12, e o 18. O primeiro em descida íngreme, tem 495 metros de comprimento e o último, relativamente curto, com 447 metros, apresenta-se, com uma subida não muito pronunciada. O buraco 12, com 455 metros tem um lago á direita, o que exige uma pancada enérgica para o passar, e á esquerda apresenta uma vedação que marca o out-of-bounds, encontrando-se o green bem protegido por 4 bunkers. O campo não se pode considerar difícil, tem excelentes greens rápidos, embora duma maneira geral todos pequenos.


Ponte de Lima

Em plena Costa Verde, apenas a 20 Km do mar, o Campo de Golfe de Ponte de Lima é um verdadeiro paraíso para os golfistas.

São 6005 m dos tees de campeonato para um par 71, num traçado tão agradável para os amadores como exigente para os profissionais.

Aqui, o desafio é uma constante. E o golfe é um prazer. Embora quase sempre com duas hipóteses de jogar cada buraco, mesmo jogadores muito dotados podem ser bastante penalizados se não forem certeiros na pancada mais arriscada.

Concebido pelos irmãos Daniel e David Silva, o Campo de Golfe de Ponte de Lima desenha-se em duas voltas de 9 buracos, com início e fim na Clubhouse, o que facilita a sua utilização em torneios. E de tão harmonioso e sedutor, revela-se uma inspiração para os amantes do golfe.

Vidago


O campo de golfe de Vidago compõe-se de apenas nove buracos, com um par 33, jogado em duas voltas num total de 4740 metros.

O campo é muito agradável, rodeado por frondosas árvores de muitas espécies e faz parte de um dos serviços da Companhia de Águas Termais de Vidago.



As suas competições de Setembro são muito conhecidas e atraem algumas dezenas de forasteiros idos de Lisboa, Porto, Vigo e Orense.

Cerca de cinquenta sócios locais, residentes em Vidago, dão vida à simpática agremiação e talvez em nenhum outro lugar como em Vidago o fenómeno golfístico esteja tão profundamente arreigado entre as classes sociais que não podem ser consideradas de elite. Desde professores primários a barmen, de electricistas a médicos, de funcionários públicos a estudantes, todos estão apaixonados pelo golfe. Deste conjunto de pessoas nasceu um razoável número de bons jogadores que já conquistaram, inclusive, o titulo de campeões nacionais por equipas de clubes.

Estela Golf Club

O Estela Golf Club, situa-se em Rio Alto, Estela, Póvoa de Varzim. Nasceu da necessidade de criação de actividades complementares ao jogo, que pudessem ser, ao mesmo tempo, fonte de turismo para a região.



O campo de golfe da Estela é um links, nome pelo qual são conhecidos os campos de golfe junto ao mar, construídos em terrenos arenosos com pouca vegetação - na zona de dunas - cujas principais características de jogo são o vento e o shot "a correr". O desenho do campo é da autoria de Duarte Sottomayor e tem fairways de Bermuda e greens de Penncross, sendo estes dos mais rápidos do país. Foram plantadas cerca de 400 mil plantas, sendo as espécies predominantes a tamargueira, a figueira brava, o salgueiro e o loendro.

O clubhouse é muito confortável e bem localizado, com uma área de 1200 metros quadrados que inclui secretaria, restaurante, pro-shop, sala de jogos, vestuários com sauna e gabinete de caddie-master.


Quinta da Barca

O Campo da Quinta da Barca dispõe de 9 buracos sendo cinco de par 3 e quatro de par 4, encontrando-se todos eles bem inseridos numa urbanização que tem por limite, num dos seus lados, o Rio Cavado.



O campo dispõe de alguns lagos e enseadas naturais que obrigam a que o percurso seja jogado com muita precisão, sendo os buracos na sua maioria curtos, com excepção do buraco 2 que apresenta a dimensão de 329 metros. Este buraco pode requerer a alguns jogadores a utilização dum driver. Um bom jogo curto e um perfeito domínio do putt, são condições essenciais para se terminar qualquer partida com êxito.